segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Olá  (:
As biomaniacas estiveram a estudar a reprodução nos seres vivos, e também os dois tipos de reprodução , sexuada e assexuada.
A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam as suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo. A reprodução é importante pois mantém a espécie e faz com que os genes passem de uma geração para a outra. Isto quer dizer que, as características de uma espécie passam – pelos genes- de uma geração para outra ( de pais para filhos).

Reprodução assexuada: É o tipo de reprodução que não envolve gametas masculinos e femininos. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.
Vejam o exemplo da reprodução binária de uma bactéria:
Na reprodução assexuada, não há recombinação genética nem a variabilidade da espécie.Todos os indivíduos ” nascem” iguais. Sem essa recombinação genética, a população vai ficar exatamente igual e não vai acarretar na evolução das espéciesExistem várias estratégias : bipartição, gemulação, esporulação, multiplicação vegetativa, fragmentação, partenogénese.

Reprodução Sexuada: O que caracteriza a reprodução sexuada é a ocorrência de células especializadas, os gametas, que ao unirem-se formam um novo ser. Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética. Neste tipo de reprodução, o novo ser vai receber uma parte dos genes da mãe e a outra parte dos genes do pai. O gameta masculino tem a metade dos cromossomos da célula somática ( do corpo). E o mesmo acontece com o gameta feminino. Na fecundação, esses cromossomas farão pares e darão as características do corpo do novo ser.



Sem comentários:

Enviar um comentário