terça-feira, 27 de novembro de 2012

Alguns animais adquirem estrategias para a reprodução. A aproximação entre os parceiros favorece-a. O comportamento dos animais, nessa altura, permite que tudo seja mais eficaz. Então eles adquirem essas estrategias, que são reconhecidas entre os indivíduos da mesma espécie.
Na maioria das espécies, é o macho que atrai a fêmea, realizando a parada nupcial.

Estratégia da Abetarda:

Desde o início de Março até meados de Maio, com um pico em Abril, os machos de Abetarda juntam-se em arenas de parada onde executam danças nupciais colectivas verdadeiramente espetaculares para atrair as fêmeas. No climax da parada os machos tornam-se numa bola branca ondulante de penas reviradas, uma visão impressionante. Uma vez escolhido o macho, as fêmeas aproximam-se dos locais de parada para acasalar e afastam-se de seguida. A participação do macho na reprodução da espécie termina ali.





Estratégia do Urso Polar:

As fêmeas normalmente são bem-sucedidas no acasalamento entre as idades de seis e oito anos. Elas têm apenas cerca de cinco ninhadas durante sua vida, o que é uma das taxas de reprodução mais baixas entre os mamíferos. As fêmeas só se acasalam por poucos anos, assim os machos precisam competir ferozmente por uma fêmea para acasalar. Quando os ursos machos lutam por uma fêmea, o desafiante abaixa a cabeça, põe as orelhas para trás e abre totalmente sua boca, rugindo e exibindo os dentes. Os ursos polares raramente lutam até a morte pelos direitos de acasalamento; o urso mais fraco normalmente cede após um ferimento.

Male polar bears will fight for the right to mate.

Sem comentários:

Enviar um comentário