quarta-feira, 15 de maio de 2013

Textura das rochas metamórficas

Um critério importante para a classificação das rochas metamórficas é a foliação. A foliação é um aspecto da textura caracterizado pela existência de estruturas planares, resultantes do alinhamento paralelo de certos minerais, por acção de tensões dirigidas. Em relação à foliação, as rochas metamórficas podem ser classificadas em rochas foliadas e rochas não foliadas.
A clivagem, xistosidade e bandado gnaissico são três tipos de foliação característicos de rochas de baixo, médio e alto grau de metamorfismo respectivamente.

Textura foliada

Clivagem

Foliação característica de rochas de baixo grau como resultado da orientação paralela de certos minerais face a forças compressivas, originando fissilidade evidente na rocha. Isto permite que a rocha se divida em laminas mais ou menos paralelas sendo lisas ao tacto.


Xistosidade

Foliação característica de rochas de metamorfismo de médio grau em que as superfícies de fissilidade se apresentam mais brilhantes e irregulares devido ao maior desenvolvimento dos minerais micáceos.

Bandado gnáissico

Tipo particular de foliação, em que as rochas originadas em metamorfismo de alto grau em que os minerais de cor clara são segregados dos minerais lamelares produzindo um bandado característico. A fissilidade destas rochas é reduzida.

Textura não foliada ou granoblástica

Um outro tipo de textura que pode ser identificada em certas rochas metamórficas é a textura não foliada ou granoblástica. Rochas como o quartzito, o mármore e as corneanas apresentam este tipo de textura relacionados com o metamorfismo de contacto.


Sem comentários:

Enviar um comentário